SUBSECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DA BAHIA VISITA CANUDOS

O Professor Danilo Melo, subsecretário de educação da Bahia, cumpriu intensa agenda no município durante os dias 26 e 27 de novembro. Inicialmente, abriu a III Conferência Municipal de Educação, proferindo palestra intitulada: Educar e mobilizar para construir outro Brasil. Mediada pelo prof. Luiz Paulo Neiva, a referida palestra tematizou o dever do estado, da família, da sociedade e os caminhos para “esperançar”.  

Em virtude da pandemia da COVID-19, o evento se deu em formato híbrido e com participação de toda comunidade educacional, no Colégio Modelo Maria José de Sousa Alves. Entre outras autoridades se fizeram presentes: prefeito Jilson Cardoso, vice-prefeito José Albino de Carvalho, secretário de educação Roberto Gama, presidente da APLB local Ataniel dos Anjos, diretor do estabelecimento Jadson Lima, coordenador do NTE 10 Regivaldo Alves, Presidente do Conselho Municipal de Educação Josileide Valença, a presidente do Fórum Municipal de Educação, Maria Raimunda Oliveira de Carvalho e o Coordenador de Cultura José Alex Oliveira – Lequinho.  

No dia 27, acompanhado do professor Luiz Paulo Neiva (UNEB) e das Professoras Josileide Varjão e Carla xxx, o prof. Danilo Melo  visitou o Colégio Estadual Luiz Cabral e o Colégio Antônio Batista de Carvalho, oportunidade em que foram apresentadas as iniciativas estratégicas do município para oferecer um ensino de qualidade, ao tempo em que foram identificados pontos frágeis que necessitam urgentemente de superação.  

O subsecretário ficou extremamente impactado quando da visita ao Campus Avançado de Canudos (Memorial Antônio Conselheiro, Museu João de Régis, Núcleo de Robótica e Parque Estadual de Canudos), importantes equipamentos que integram o programa de preservação memória e da história de Canudos.  

Foi apresentado também ao professor Danilo a conclusão da reforma e manutenção de 5,2 km de estadas do Parque, bem como o início do cercamento do logradouro; do cercamento do Museu João de Régis  e da construção da Casa de Passagem.  O Secretário também tomou conhecimento do provável início da construção do Núcleo de Audiovisual que deverá ser autorizada pelo Reitor José Bites de Carvalho.  

Por fim, o professor Danilo foi convidado a participar das atividades do II Congresso Internacional Brasil in Teias, a serem realizadas nos dias 15 e 16, no âmbito do Campus Avançado.  

Fonte: ASCOM/CAC

II Congresso Internacional Brasil in Teias Culturais: Epistemologias Subalternizadas – INSCRIÇÕES DE OUVINTES PRORROGADAS Até 26/11 às 23:59

Falta sua inscrição!Estamos aguardando você!


Serão 37 mesas, duas rodas de conversa, mais uma conferência plenária, lançamentos de livros, durante todo o período de 22/11 a 22/12/2021, envolvendo pesquisadorxs de todos os continentes.

Venha construir conosco uma ciência alternativa possível, fundada na sabedoria popular e sua arte de contestar,  criar e e combater a barbárie promovida pelo ocidente e suas ordens de despejo disseminadas mundo a fora.

Esse é o link do site para se inscrever:
https://doity.com.br/ii-congresso-brasil-in-teias-culturais

Evento totalmente  gratuito, com altíssimo nível intelectual e político-científico de debate público, e, ainda, com certificação de 80 horas!

Junte-se a nós. A melhor arma contra a barbárie cultural é o pensamento libertário colaborativo, passando de mão-em-mão, de rua em rua, de bairro-em-bairro, de toca em toca, até virar música de afirmação da vida como obra de arte!


Saudações Pós-Críticas
Alagoinhas, 22/11/2021


Eis o link de acesso a conferência Luta e resistência do povo brasileiro: criatividade e esperança, proferida pelo prof. Dr. Francisco Foot Hardman (Exodus, IEL, Unicamp). Não deixe de vê-la e estudar:
https://www.youtube.com/watch?v=6gNcvhx0BhU&lc=Ugz1Z2Ut540EdPGsMId4AaABAg


Osmar Moreira dos Santos

Coordenador geral do evento

CV: http://lattes.cnpq.br/5981899045893057

DEPUTADA LÍDICE DA MATA ENTREGA VEÍCULOS PARA A UNEB-CANUDOS

A Deputada Lídice da Mata fez entrega de dois veículos novos para o Campus Avançado de Canudos, com recursos provenientes de emenda parlamentar de sua autoria. Trata-se de uma caminhonete Ranger e uma Van Cato.

Afirmou a deputada Lídice: “Tenho certeza que esses dois veículos contribuirão para o Programa de preservação da memória e da história de Canudos,  tendo à frente a UNEB; além disso tenho contribuído com outras inciativas por reconhecer a importância de perenizar esse movimento de resistência liderado por Antônio Conselheiro, no sertã baiano, no final do século XIX”.

O professor Luiz Paulo Neiva, diretor do Campus, expressou os maiores agradecimentos à deputada por essa e outras iniciativas colaborativas com Canudos.  

Fonte: ASCOM/CAC  

PARQUE ESTADUAL DE CANUDOS COM VIAS INTERNAS RECUPERADAS

O Parque Estadual de Canudos está com as suas vias internas recuperadas. São 5.200 metros de extensão que receberam regularização mecânica com compactação. Além disso, 2.200 metros que apresentavam pontos críticos de alagamento, quando das chuvas de trovoadas, que  impediam o trânsito de veículos, foram pavimentados com solo cimento.

Por outro lado, foram construídas 08 (oito) passagens molhadas que reforçarão mais ainda o trânsito no local, beneficiando visitantes e  moradores do Parque.

“É o maior investimento realizado para a melhoria da infraestrutura viária do Parque nos últimos 35 anos, graça à prioridade dada pelo Reitor José Bites de Carvalho”, afirma o prof. Luiz Paulo Neiva dirigente do Campus Avançado de Canudos.

A UNEB E O UNIVERSO DE EVANDRO TEIXEIRA

O bom filho a casa torna             
A boa filha veio recebê-la…

Evandro Teixeira retornou a Canudos, como sempre retorna: trazendo na bagagem a saudade desse lugar que viaja com ele aos arredores do mundo. O que para ele não basta! Tem que sentir de perto! Tem que tocar! Como se já não o fizesse, ao tocar-nos, em cada imagem registrada por suas lentes mágicas, em cada semblante eternizado, emoldurado pelo tempo – este que atravessa todas as fronteiras – passado, presente, futuro. Um deles, o rosto sereno de João de Régis que, além de ser a foto de capa do seu livro CANUDOS 100 ANOS (1997), agora se perpetua, também, ao nome de um museu. A identidade visual leva a assinatura do artista Edmilson Santana, que enxergou na fotografia do mestre Teixeira a fonte de inspiração para fazer a marca de uma dupla homenagem…  

O Museu João de Régis é um espaço aberto às multi-linguagens artísticas e culturais. 

Alguém poderia perguntar:

“- Já não teria sido inaugurado?!”

Sim, mas. porém, contudo, entretanto, todavia, com a presença de Evandro Teixeira, tudo se reinaugura, tudo se renova, tudo se transforma!

Ele aproveitou o passeio para prestigiar sua exposição, armada de forma permanente, guardada nesse porta joia sertanejo. São fotografias que já foram expostas em outros países, depois doadas pelo próprio autor a Canudos, ao lugar onde elas foram geradas.

Para celebrar esse reencontro, tão cheio de recordações, não poderia faltar algo tão sublime… Então, o professor Luiz Paulo Neiva (UNEB) – Diretor do Campus Avançado de Canudos, teve a ideia de convidar esse canudense de coração, corpo e alma, para plantar uma árvore de Ipê ao lado do referido museu. E para participar do ato, foram convidadas e trazidas ao local a filha de João de Régis, Dona Durú, e a sobrinha, Zefinha Régis. Do ato participaram também o Secretário de Cultura Saulo Reis, o coordenador de Cultura Lequinho e o coordenador de Patrimônio Rosimário Lima.

A primavera que tanto alegra a paisagem, recebeu em seu canteiro, na manhã desse domingo, um presente das mãos que tanto lhe fotografa…

O delicado gesto traz alguns significados a serem considerados:as raízes poderão simbolizar o quanto é profunda a relação de Evandro por essa terra; a copa, além da projeção, da sombra, do refrigero, é o canto reservado ao pássaro, onde poderá fazer seu ninho, com a cortina das folhagens na janela da lembrança, ou servir ao pouso de um viajante dos ares em seus galhos mais altos para descansar e retornar ao seu voo; o tronco, uma espécie de guardião, que não arreda o pé, por nada, que aguenta firme até o fim, mesmo sob todas as “revoltas” dos mais fortes ventos – essência da resistência dos verdadeiros seguidores de Antônio Conselheiro…

Cabem, aqui, os versos do poeta Gibram que, talvez, ao observar o tronco de uma frondosa árvore de Cedro, escreveu: 

“A raiz é uma flor que desprezou a fama”…

Evandro é este ser admirável, cuja fama conquistada, sobretudo, pelo seu amor ao que faz e, em especial, para fotografar gente, com o olhar mais que estético: humano! Que não abre mão de ir além, nem de ir ali, dar um “pulinho” em Canudos para recarregar as baterias com energia “solar”, que só lá tem, com o calor das pessoas. 

O bom filho a casa torna.

Veio rever velhos amigos e trazer outros mais novos… Em sua recente visita, nos dias 16 e 17 de outubro de 2021, estava acompanhado da Psicóloga e Fotógrafa Flávia Cirne e do Jornalista Flavio Ciro. Estes saberão logo que quem bebe dessa fonte, não volta para casa do mesmo jeito – acaba voltando…

O bom filho a casa torna.

Por: E. Santana

Testemunha ocular

NOTA DE PESAR

O Campus Avançado da UNEB, Canudos, com profundo pesar,comunica a Comunidade Acadêmica o falecimento do servidor José Izailton Batista Almeidaocorrido na noite de ontem.O sepultamento será hoje, 06/05/2021, no  Cemitério público do município de Canudos -BA.Os colegas e amigos do Campus Avançado estão enlutados e prestam reconhecimento ador da perda e solidariedade a família do Sr. José Izailton Batista Almeida. ASCOM/CAC

II Feira Literária de Canudos encerra com a participação de mais de 70 convidados e público de todo país

Com mais de 70 convidados da literatura, artes plásticas, música, teatro, cordel, fotografia e cinema, além de pesquisadores, a II Feira Literária de Canudos (Flican) foi encerrada na noite deste sábado (dia 10), com o show de celebração Viva Canudos! Viva Conselheiro!, com Fábio Paes, Roze e Gereba. Transmitida ao vivo pelos canais do Youtube da TV Canudos e do Campus Avançado da Uneb em Canudos, a Flican atraiu público de todo o país e do exterior, ao colocar no centro das conversas e apresentações a arte como forma de resistência.
“O tema Canudos como símbolo de resistência, especialmente no momento em que vivemos, consegue aglutinar sempre artistas e pensadores com ótimo conteúdo. São essas pessoas que fazem com que a Flican  venha se consolidando seu espaço, entre os importantes eventos literários do país. A partir de agora, já começamos a pensar na próxima edição para que seja tão exitosa como a de 2021”, destacou o curador da feira, o professor e pesquisador Luiz Paulo Neiva.
Ao longo dos três dias do evento que a aconteceu de forma virtual e foi ciceroneado pelo ator Jackson Costa, diretamente de Canudos, o público pode conferir as apresentações da professora emérita da USP e uma das maiores autoridades da temática Canudos e obra de Euclides da Cunha, Walnice Galvão, dos jornalistas Xico Sá e Franklim Martins. E ainda, os escritores Aleilton Fonseca, Franklin Carvalho e Marcelino Freire, o poeta Bráulio Tavares, os diretores teatrais Paulo Dourado e José Celso Martinez e os estudiosos baianos Manoel Neto e Antônio Olavo, Neuma Paes e Ilza Carla. Entre as atrações musicais, além de Gereba, Fábio Paes, Roze, se destacaram como atrações musicais Targino Gondim, a Orquestra Sisaleira de Conceição de Coité e Bião de Canudos.

Esta edição da feira homenageou quatro personalidades pelas suas valiosas contribuições à preservação da memória e da história de Canudos: o professor José Calasans Brandão da Silva (1915-2015), o educador e jornalista Edivaldo Machado Boaventura (1933-2018), o artista plástico Trípoli Francisco Gaudenzi e o laureado fotógrafo Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas do país.O projeto teve apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

AVISO!!!

Em decorrência do agravamento da pandemia da COVID-19, o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro e o Museu João de Régis encontram-se fechados, momentaneamente, à visitação pública.

ASCOM CAC

II Feira Literária de Canudos terá programação especial para o público infantojuvenil, com contação de história e cordel par crianças

A II Feira Literária de Canudos (Flican) terá uma programação especial para a criançada. Nas manhãs da sexta (dia 9) e do sábado (dia 10), a Flicanzinha vai oferecer atrações voltadas especialmente para o público infantojuvenil. As atividades envolvem contação de histórias, apresentação de cordel e de poesia e lançamento de livros. Nesta edição, devido à pandemia, a feira acontece de modo virtual, de quinta-feira (dia 8) a Sábado (dia 10), e o público poderá acompanhar toda programação nos canais do Youtube do Campus Avançado da Uneb em Canudos (www.youtube.com/channel/UCqhzm86LpAdRG0jqMBJ0nEQ) e da TV (https://www.youtube.com/user/lequinhocriativo).

Na sexta, às 9h10, acontece o lançamento de livro Ser diferente é legal – Histórias sobre respeito e tolerância, pela autora Léa Costa Santana Dias. Em seguida, o público poderá acompanhar a apresentação do Cordel Cantado da pernambucana Mari Bigio, que vai apresentar uma homenagem aos heróis e heroínas do Nordeste, exaltando a história e a memória de alguns ícones da nossa região, numa linguagem acessível para os pequenos. O destaque é para o herói sertanejo Antônio Conselheiro, comandante de Canudos. No repertório estão os cordéis “Lampião Lá do Sertão”, “A Lenda da Calunga” e “Guia Poético em Verso e Rima de como se transformar numa Heroína”, celebrando mulheres da história mundial.

No sábado, a programação para o público infantojuvenil tem, às 9h10, a contação de histórias de Rosa Griô e Sá Binidita e, às 09h50, o e cordelista poeta Antônio Barreto. Sá Binidita é uma boneca esculpida em espuma e representa as anciãs, a preta velha , as mães de santo. É contadora de histórias, benzedeira, sambadeira e parteira. Ela vem durante alguns anos com sua parceira Rosa Griô, contando histórias nas feiras literárias. A boneca Binidita surgiu a partir da criação do artista André Mello. A Sá Binidita em seu formato de boneca leva para o teatro os saberes e fazeres da ancestralidade. Uma forma de reacender a centelha das memórias guardadas e esquecidas de muitas infâncias.

A II Flican é uma realização da Dona Edite Comunicação Integrada, com curadoria do professor e pesquisador Luiz Paulo Neiva. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.